top of page

Especial Ser Empreendedor – Faça o seu próprio sucesso

Como agir para criar, e manter, uma empresa que se destaque no mercado – gerando então, além do lucro, uma equipe de trabalho sempre estimulada e clientes satisfeitos

Você realizou o sonho de muitos brasileiros: é um empreendedor. E mais do que ninguém sabe o trabalho que teve para chegar lá – da pesquisa para achar o melhor neser empreegócio até finalmente poder oferecer seu produto, ou serviço, aos clientes foram muitas etapas. Todas vencidas.

Agora sua missão é manter o negócio – e crescer.

Se você trabalhava numa empresa antes de abrir a sua própria, o que forma a maior parte dos empreendedores no país, deixou de lado o holerite – e passou a lidar com, por exemplo, fluxo de caixa, estímulo a funcionários e conquista de clientes. E sabe que para fazer sucesso sua empresa não pode ser simplesmente uma a mais. Tem que ter algo de diferente. E de melhor.

Sabe também que o prazo para pôr em prática suas decisões é fundamental. Não dá mesmo para perder tempo. Para isso a tecnologia, claro, ajuda – e muito. Todo empreendedor deve estar muito bem conectado. Quer fazer uma conferência – com áudio e vídeo – online a partir do seu smartphone? Também online, e também por smartphone, pode checar o fluxo de caixa? Ou, ainda, ver o status de suas compras e vendas? Pretende criar um plano de trabalho e distribuí-lo imediatamente do seu tablet para sua equipe? Gostaria que seus próprios clientes, pela plataforma deles ligada à sua, escolhessem o horário livre para reunião com você ou alguém da sua equipe, sem ser obrigado a ter um funcionário que inclua esse trabalho na rotina dele? Tudo isso é possível hoje em dia.

Então, como mostra a tecnologia, não basta fazer um bom produto, ou serviço. É preciso bem mais. Cuidar do relacionamento externo – fazer o networking – é outro ponto essencial. Assim, procure multiplicar sua rede de aliados. Quanto ao relacionamento interno, é sempre bom investir na capacitação dos funcionários, e colaboradores. Além do aumento da qualidade do trabalho, isso ligará a equipe aos princípios, e metas, da sua empresa. Daí aos funcionários estarem constantemente estimulados é um passo.

Marketing. Essa palavra não sai da sua cabeça – e você está certo. Divulgar o negócio faz parte do próprio negócio. Num mundo tão globalizado não dá – se é que um dia deu – para montar um negócio e ficar esperando os clientes baterem à sua porta. E o marketing ajuda tanto no começo quanto na evolução das empresas. Mais um dos itens necessários é o da busca de conhecimento. Não importa se sua empresa está se estabelecendo, ou com cinco, ou dez, ou mais, anos de atuação: é realmente indispensável nunca deixar de conhecer mais o mercado no geral – e, no particular, o seu produto, e o da concorrência.

Bom, você já está produzindo, e vendendo, bem. E daí em diante? Tem que gerenciar o crescimento. E para isso, por mais estranho que possa parecer, e quem está no mercado já deve ter sentido isso na pele, não basta produzir, vender – e, incluindo aquela já citada parte vital do negócio, divulgar. Tem então também ouvir os clientes. Ter o feedback deles fará você corrigir rotas para alcançar o destino que busca nos negócios. Por fim, mas não por último nas prioridades de um empreendedor, uma empresa precisa primeiro pensar para depois agir. Ou seja, tudo, nela, tem que ser planejado. Ninguém, afinal, nasce empreendedor. Um empreendedor se forma. E nunca será sem nenhum tipo de planejamento, inclusive pessoal, o de alguém que quer investir no próprio negócio, que haverá mais um empreendedor de sucesso nesse mundo tão competitivo.

Texto compartilhado por Market UP

Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page