O comportamento sustentável no ecossistema do açaí

O fruto açaí se origina de uma palmeira, Euterpe oleracea, preponderantemente natural de áreas ribeirinhas e de várzea da região amazônica. Nesta região as áreas de açaí ocupam, com maior frequência, terrenos que, em função do fluxo e refluxo das marés, estão submetidos a inundações periódicas. O açaizeiro, portanto, é exigente em água e a sua disponibilidade no solo é um fator importante, favorecendo a sobrevivência da planta, a floração e frutificação.

Os plantios normalmente estão em áreas de terra firme. Áreas alagadas devem ser drenadas, pois o açaizeiro em áreas permanentemente inundadas também não produzem frutos satisfatoriamente. As fazendas devem ser irrigadas por um sistema de gotejamento, aonde se faz parte da fertilização e o suprimento adicional de água nas épocas de estiagem. A fertilidade do solo e nutrição das plantas, devem ser monitoradas através de análises laboratoriais periódicas, possibilitando a colheita de um fruto sadio e com as características organolépticas preservadas. Conseguindo assim manter um padrão de qualidade em seus produtos.

Para um comportamento sustentável, novas práticas de manejo devem ser incorporadas, o que se coaduna com uma visão contemporânea de produzir alimentos mais sadios, livre de contaminantes, e que ao mesmo tempo contribuam com a regeneração e preservação das paisagens, e potencializem o desenvolvimento social.









Conheça mais sobre açaí em www.macaix.com



Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon