top of page

O que é o comportamento sustentável e como ele se relaciona com o ESG

Mas o que é o comportamento sustentável ? É quando o O INDIVÍDUO se vê como PARTE do sistema em que está inserido, alinhando aos pilares SOCIAL, ECONÔMICO e AMBIENTAL em um sentido de INTERDEPENDÊNCIA, voltado ao BEM ESTAR e CUIDANDO de toda e qualquer forma de organização, o que refletirá nas futuras gerações.


“Comportamento Sustentável não é sobre política. Não é uma agenda ideológica ou social. É comportamento, impulsionado por relações entre a empresa e funcionários, clientes, fornecedores e comunidades, onde os todos lados se beneficiam e o Planeta prospera. É o poder do comportamento sustentável.”

É difícil pensar em relações duradouras e saudáveis, se não for bom para todos os lados. E comportamento sustentável é sobre isso. Ao desenvolver fortes laços com todas as partes do ecossistema, pensando em relações frutíferas com todos envolvidos, conseguimos que nossas práticas causem impacto social, econômico e ambiental positivo.


Por que a agenda ESG tem crescido tanto?


Um dos principais motivos do crescimento da agenda ESG é a urgência em combater as mudanças climáticas. De acordo com as Nações Unidas, para limitar o aquecimento global em 1,5ºC, quando comparado aos níveis pré-industriais, as emissões de carbono devem ser reduzidas em 45%, até 2030, e chegar a zero até 2050. Mais de 70 países, que representam ao redor de 76% das emissões globais de carbono, já se comprometeram com metas net zero, ou carbono zero.

Provavelmente, nos próximos anos veremos novas regulações e, nesse cenário, os maiores emissores terão de investir em novos processos, terão o custo de neutralizar suas emissões, ou vão correr o risco de perder espaço para produtos e processos menos poluentes.



Os pilares do ESG

As empresas buscam o ESG, portanto, para gerar um impacto positivo na sociedade e, com isso, reduzir os riscos, melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e as comunidades, e comunicar que estão olhando para o negócio de maneira holística e transparente. O que motiva todo esse engajamento são os desafios enfrentados pela humanidade nas áreas ambiental e social.



Para ser ESG, uma empresa precisa observar alguns pilares:

* Descobrir o seu propósito e como a sua atuação melhora a sociedade (se a empresa deixar de existir hoje, que falta faria?)

* Fazer o levantamento de suas emissões em todos os níveis (escopo 1, 2 e 3) e definir metas de redução alinhadas com as melhores práticas (Science Based Targets, SBTi)

* Investir no relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade (abrir canais de diálogo e mapear as dores de cada um e como elas se relacionam com a atuação da companhia)

* Implementar políticas de governança e transparência claras e objetivas



Exemplos já impactam e inspiram esse transformação e a Casa Mundo Brazil, em sincronia com as demandas de um comportamento sustentável investe em mercados emergindo nesse sentido.


Biomassa e carbono fixado em Euterpe oleracea - AÇAÍ


Dentre os diversos serviços ambientais prestados pelas florestas, destacam-se o sequestro e a estocagem do carbono.

As florestas têm, entre outros, o potencial de absorver e armazenar em sua biomassa, no solo e nos produtos florestais cerca de um décimo das emissões globais de carbono previstas para a primeira metade deste século (Abraf, 2010).

Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono, sendo a Floresta Amazônica um grande estoque mundial de carbono (armazenando cerca de 120 toneladas de carbono por hectare), pela sua área e pela densidade de biomassa (IPAM, 2008).


Nesse sentido, o impulso no desenvolvimento de requisitos para criação do Selo Açaí de Colheita Especial, agregando inovação e tecnologia no ecossistema, impulsiona o alinhamento da agenda ESG no segmento de açaí.



Referências


EXAME

https://exame.com/esg/o-que-e-esg-a-sigla-que-virou-sinonimo-de-sustentabilidade/

INSTITUTO LIBERAL

https://www.institutoliberal.org.br/blog/impactos-economicos-na-amazonia-sob-nova-era-a-esg/

M’AÇAI.X

https://www.macaix.com/colheita-especial


republicado na íntegra

http://www.casamundobrazil.com.br/noticias/o-que-e-o-comportamento-sustentavel-e-como-ele-se-relaciona-com-o-esg


Comments


Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page